-
Qual a diferença entre o Preparado para Panetone em pasta e o em pó?
A diferença é a forma de apresentação, porém o modo de preparo e o rendimento (5 panetones de 500g) de ambos será o mesmo.
-
Meu panetone está muito ressecado. O que aconteceu?
É provável que ele tenha ficado muito tempo em exposição. Conforme o tempo passa e a temperatura da massa diminui, a tendência é que o glúten (presente na farinha de trigo) se aglutine e “expulse” a água presente na massa. Recomendamos que, tão logo o panetone esfrie, seja embalado. Além disso, aconselhamos a utilização da Glicerina na massa, pois ela confere umidade às preparações.
-
É necessário colocar aroma de panetone no preparado para panetone?
O Preparado para panetone já está aromatizado, conferindo à preparação um sabor suave. Caso queira deixar esse sabor mais evidente, recomendamos a utilização de 2 colheres (sopa) de Aroma MIX sabor panetone na massa.
-
A receita da caixinha está dividida em 1ª massa e 2ª massa. A MIX também fabrica a 1ª massa?
A 1ª massa é o que chamamos de “esponja”; consiste no preparo de uma massa com farinha de trigo, açúcar refinado, fermento biológico e água. O preparo da esponja é a fermentação em si e tem como principais objetivos a produção de gás carbônico (CO²), o desenvolvimento do glúten e a produção de sabor e aroma na massa. A MIX não fabrica essa massa, devendo esta ser preparada separadamente (conforme instruções da embalagem)
-
Qual fermento devo utilizar no preparo de meu panetone: o fresco ou o seco?
Na receita disponível nas embalagens dos Preparados para panetone (pó e massa), indicamos o uso do fermento biológico fresco, porém, ambos poderão ser utilizados. Apenas observar que se a receita pedir 100g do fermento biológico fresco, deverá ser reduzida em 3x a quantidade de aplicação do fermento biológico seco (aproximadamente 30g). Hidrate o fermento seco com água em temperatura ambiente ou ligeiramente amornada. A quantidade de água pode ser o equivalente a 5 vezes o peso do fermento – para 15g de fermento seco, 75ml de água.
-
Qual a diferença entre o fermento biológico fresco e o seco?
A diferença entre os fermentos é a porcentagem de umidade. Ambos possui a cor creme ou marfim. O biológico fresco tem consistência úmida dada pela água, que constitui 70% de sua composição; por isso dura pouco (necessário refrigeração). Já o biológico seco, é obtido pela desidratação do biológico fresco. Tem a vantagem de se conservar por até um ano em prateleira, sem refrigeração.